23 março 2018

Rui Vitória, Treinador do Ano!

Rui Vitória mostrou toda a sua confiança ao receber o prémio de Treinador do Ano   

Um treinador de... títulos!
Em mais uma Gala Cosme Damião, nova distinção a Rui Vitória como Treinador do Ano, depois da conquista do Tetra, em 2016-17, na sua segunda época no Benfica, repetindo a premiação do ano anterior, que foi a coroação da conquista do Tri, em 2015-16, essa na sua primeira época de águia ao peito. Portanto, é um técnico absolutamente vitorioso o nosso Vitória. Sai ano entra ano e lá está ele no Marquês a festejar com os jogadores e os adeptos! São já dois campeonatos, duas Supertaças, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Seis títulos! Mais que Sporting e Porto juntos nos últimos 5 anos. Mesmo assim, Rui Vitória não se cansa. Quer ser Treinador do Ano... pró ano!

Um treinador tranquilo na arte da... guerra!
Mas a verdade é que a vida deste homem tranquilo não tem sido nada fácil. Chegou ao colosso Benfica pelos seus próprios méritos e trabalhos bem feitos em clubes pequenos e médios, levou com boladas no corpo, vindas de todos os lados, seja dos adversários ou da comunicação social, seja até dos próprios adeptos do clube, mas nunca perdeu a calma. Alguns adeptos, movidos pela paixão, foram muitas vezes injustos, pedindo a sua cabeça logo na primeira derrota. Essa terá sido a parte mais difícil para ele, porque as "bocas" do "ganhou bola" Jesus ou do "boneco" Conceição, enfim, são para rir. Não é por acaso que ele escreveu o livro "A Arte da Guerra para Treinadores".  

Um grande treinador!
Outro grande mérito deste treinador é a humildade como divide os louros das vitórias com todos os funcionários do clube, desde jogadores a roupeiros, e nunca sobe num pedestal para dizer: eu, eu e... eu! Ele não é perfeito, mas quem dizia que aproveitou o esquema do treinador anterior para dar-se bem, agora vai ter de mudar de argumento porque o esquema já é outro. Quem diz que o crescimento de Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Nélson Semedo ou Lindelöf são obras do acaso, eis que de repente aparece... Rúben Dias! Toda a unanimidade é burra, como referiu o dramaturgo brasileiro Nélson Rodrigues, mas aqui não há dúvidas. O Rui Vitória é um grande treinador!

Já no início do ano Rui Vitória mostrava confiança no seu trabalho 

Sem comentários: