28 junho 2020

Jesus, mas há muitos técnicos bons na Europa!

Se não vier Jesus virá outro bom...

Jorge Jesus é bom!
No Brasil, Jorge Jesus é o Mister, idolatrado por uma nação de 40 milhões de adeptos. E com toda a justiça ele é idolatrado por lá. Não só levou o Flamengo à conquista do Brasileirão e da Libertadores, como também revolucionou o futebol brasileiro em apenas um ano. Sem dúvida, Jorge Jesus é hoje o técnico que mais orgulha os portugueses no estrangeiro. Enquanto outros pararam no tempo, ele evolui cada vez mais com a idade. As dinâmicas do seu 4-4-2 são um hino ao bom futebol. Enfim, não há como negar, JJ é diferente. Mas ele é técnico do Flamengo e ficaria muito mal com os flamenguistas se saísse agora. Portanto, o Benfica que pense noutros técnicos. 

Julian Nagelsmann e Marco Rose são bons!
De repente, parece que só Jesus tem capacidade para treinar o Benfica. Chega a ser ridículo o Glorioso ficar amarrado a essa ideia fixa com tantos técnicos bons na Europa. E nem é preciso chegar a Pochettino ou Allegri, porque, além da questão financeira, o campeonato português não seria atrativo o bastante para eles. Mas por que não pensar no alemão Julian Nagelsmann, que deu uma aula na Luz quando o Leipzig venceu o Benfica na Champions? Ou então Marco Rose que, depois de vencer a Youth League ao Benfica, em 2016/17, com o Salzburg, foi bicampeão da Áustria e agora está no futebol alemão revolucionando o Borussia Monchengladbach?

Galtier, Gasperini, Bordalás, Marcelino também...
Mas há mais! Em França, Christophe Galtier foi vicecampeão com o Lille, superado apenas pelo inatingível PSG, isso sem falar que ainda conseguiu recuperar o Renato Sanches. Em Itália é Gian Piero Gasperini que chama a atenção pelo magnífico trabalho no Atalanta, enquanto que em Espanha Pepe Bordalás é o homem do momento pelo que faz no modesto Getafe. Mas todos estes estão presos aos seus clubes. Livre está Marcelino Toral. Basta lembrar o excelente futebol que o Valência praticou nos últimos dois anos, com Gonçalo Guedes em grande. Marcelino seria óptima escolha para o Benfica. Portanto, bons técnicos não faltam por essa Europa afora. 

Julian Nagelsmann deu uma aula na Luz com o Leipzig muito superior ao Benfica.

Sem comentários: