21 março 2018

E se Rafa virasse o nosso... Salah?

Rafa poderia ser um inferno para os adversários se marcasse... golos!

Rafa podia ter feito um poker, como Salah...
O último jogo do Benfica, em Santa Maria da Feira, contra o Feirense, mostrou de forma clara que o nosso genicoso Rafa, sendo um jogador de inegáveis qualidades, é capaz de deixar para trás vários adversários, através do seu repentismo e imprevisibilidade, mas depois chega cara-a-cara com o guarda-redes e não sabe acertar na baliza. Neste fim-de-semana, o Benfica venceu por 2-0 e ele marcou um golo, mas podia ter feito um poker, como Cristiano Ronaldo, nos 6-3 do Real Madrid, ou Mohamed Salah, nos 5-0 do Liverpool. Seria a consagração deste novo Rafa que tem, realmente, jogado muito bem, sempre entre os melhores em campo, mas falha muitos golos!

Tantas semelhanças entre Rafa e... Salah!
E por falar no Salah, que lidera hoje a disputa da Bota de Ouro para melhor goleador da Europa, com 28 golos no campeonato inglês, as semelhanças com o nosso Rafa Silva são muito grandes. Os dois parecem ter um motor nos pés, tal a velocidade estonteante como avançam em direção à baliza, deixando a milhas qualquer um. Conseguem ainda mudar de direção com a mesma facilidade, sempre em altíssima rotação, características essas que são muito apreciadas no futebol moderno. As semelhanças físicas também são enormes, sobretudo pela baixa estatura. As diferenças estão no melhor pé de cada um, sendo Salah esquerdino e Rafa destro. Ah! Salah marca... golos!

O 4-3-3 na explosão de Salah e de... Rafa?
Mas nem sempre Salah teve vida fácil como hoje, a ponto de estar numa lista de futuros galácticos do Real Madrid. Até aos seus 22 anos, com passagens pelo Basel, Chelsea e Fiorentina, ele teve uma média de apenas 10 golos por época. Não em Londres, porque aí, com Mourinho, foi um flop. Mas, no Chelsea, talvez não tenha se adaptado muito bem ao 4-2-3-1 do Special One. Já na Roma, a sua média de golos subiu e nesta época então, aos 25 anos, o egípcio marcou até agora... 36 golos! E como joga o Liverpool? É no 4-3-3, como o Benfica! Será mera coincidência que, neste sistema, o Rafa esteja também muito perto de explodir? Aos 24 anos, só faltam os... golos!

No 4-3-3 do Liverpool, Salah tem sido infernal e não se cansa de marcar golos!

Sem comentários: