15 março 2018

Campeonato Sub-23? Mas o Benfica-B é... Sub-21!

O Benfica pode até descer aos Sub-23, mas que continue na... II Liga!

Benfica-B, o espaço ideal de... crescimento!
A equipa "B" do Benfica é, sem dúvida nenhuma, o espaço ideal para o crescimento dos jovens naquela fase de transição dos juniores para o futebol profissional. Parece até que são poucos degraus entre um piso e outro, mas a verdade é que subir até esse patamar e depois conseguir manter-se ao mais alto nível é muito difícil. Às vezes o talento perde-se nessa escadinha e depois... nunca mais! Mesmo quando se pensa que o jogador já está pronto, eis que, afinal, volta a descer alguns degraus, para subi-los novamente, se conseguir! O caso do nosso Renato Sanches é bem elucidativo. Mas o espaço ideal do Benfica-B tem de ser o mais competitivo possível, ou seja, a II Liga!

É um Benfica-B na II Liga, mas... Sub-21!
Podem vir com novas propostas, como a do campeonato sub-23, mas os dirigentes do nosso clube devem ponderar muito bem que decisão tomar. É que, entre os grandes, o Benfica é o que tem uma estratégia clara de aproveitamento das camadas jovens. Um projeto que já é uma referência. Por isso, não é de admirar que Sporting e Porto estejam decididos a abandonar a II Liga para abraçar esse novo campeonato sub-23 que ainda ninguém sabe como será. Mas de momento, a verdade é só uma. Nesta época 2017-18, dos 20 jogadores mais utilizados pelo Benfica-B, cinco têm 20-21 anos, seis têm 19-20 e outros seis têm 18-19. Ou seja, 85% deste Benfica-B é de... Sub-21!  

Em equipa que ganha...
Portanto, é um Benfica Sub-21, mas a maior parte desses jogadores ainda só tem 18 ou 19 anos. E já jogam como gente grande contra equipas maduras que lutam para subir de divisão. Na próxima temporada, alguns destes jogadores já deverão começar com a equipa principal e talvez fiquem lá em definitivo. São os casos de João Félix (18 anos), já com 28 jogos na II Liga, Florentino (18), 45 jogos, ou Gedson (19), 34 jogos. Ferro (20), com 67 jogos, é já o 4º central do plantel "A" e o Rúben Dias (20), com 59 jogos na II e 22 na I Liga, já está na seleção "A"! Foi assim com Lindelöf, Sanches, Guedes... Ou seja, em equipa que ganha não se mexe e o Benfica-B é de... II Liga!

A competitividade da II Liga ajudou no rápido crescimento de Rúben Dias!   

2 comentários:

Chama que Anima! disse...

Completamente de acordo, Monte. O Benfica até poderá ponderar a criação duma equipa sub-23 para participar nesse campeonato, mas nunca abandonar o projecto da equipa B e a participação na Segunda Liga. Tem sido essa competitividade e os confrontos com equipas maduras, com jogadores com experiência de Primeira Liga, que tem permitido que os nossos jovens craques cheguem à primeira equipa já com altos níveis de maturidade.

Monte_SLB disse...

Este é um assunto de interessante análise. O clube já conseguiu um equilíbrio muito bom nos plantéis da sua equipa B, a ponto de jogadores de 18-19-20 anos já serem o núcleo duro da equipa, substituindo muito bem outro núcleo duro de jogadores um pouco mais velhos que subiram em definitivo para a equipa principal ou foram emprestados a outras equipas da I Liga. Por exemplo, Ferro, Amaral, Heriberto, Gedson, Florentino ou Felix fazem hoje parte de um novo núcleo duro que substituiu Rúben Dias, Yuri Ribeiro, Buta, Pedro Rodrigues, João Carvalho ou Diogo Gonçalves e a equipa manteve o seu nível competitivo. Conseguir este equilíbrio não é fácil de alcançar. Tem sido realmente um trabalho muito bom esse na equipa-B!