03 julho 2012

Agora nós!


Pronto, foi-se o Europeu, os espanhóis são os campeões, parabéns para eles, mas agora vamos então pensar em nós. Acabaram-se as férias, estão todos de pilhas novas, portanto, toca a trabalhar porque o glorioso não pode ficar muito tempo parado. Estes inícios de época são sempre cheios de boas esperanças. Todos dizem que vão ser campeões. O Porto vai ser campeão, o Benfica vai ser campeão, o Sporting vai ser campeão e até o Braga canta de galo e já torna o seu discurso mais ambicioso. Ao Jesus eu só peço-lhe que não fale muito.

Só isso! Ele já vai na a sua 4ª época, portanto já deverá ter aprendido que o melhor é falar menos e... não diria trabalhar mais porque não acho que seja esse o problema, mas talvez... ser mais inteligente. E também não gosto deste novo discurso de que vamos privilegiar o campeonato e deixar os outros torneios para segundo plano. Penso sobretudo na Liga dos Campeões. Aí é que devemos ficar mesmo caladinhos. Lembro-me do Jesus falar em ser campeão da Europa. Não é impossível, mas para chegarmos lá a inteligência é fundamental.

E quando falo em inteligência, lembro-me de outras frases do Jesus, como a de dizer que o futebol mais bonito da Europa era jogado pelo Benfica e pelo Barcelona. Sim, é verdade que já fizemos jogos espetaculares, que deu gosto de assistir, com aquelas transições rápidas, a intensidade, etc., mas a inteligência está em saber quando devemos jogar bonito e quando devemos ser mais pragmáticos. Espero que este ano saibamos arquitetar bem todas as estratégias. É que a falta de estratégia em momentos chave custaram-nos o campeonato no ano passado.

Sem comentários: