07 janeiro 2018

Um Benfica leve, solto e ainda... perdulário!

1º Porto (45 pontos), 2º Sporting (43), 3º Benfica (40)

O primeiro de dois jogos no Minho...
Era um teste difícil e perigoso, o primeiro de dois jogos no Minho. Este em Moreira de Cónegos contra o Moreirense já passou à história. Estávamos proibidos de errar e não erramos. O teste que se segue será em Braga, no próximo fim-de-semana. Mas sente-se que o Benfica está mais confiante, ainda vai melhorar e continuará na luta pelo titulo. Havia algum receio de que, hoje, mostrássemos a nossa segunda cara, aquela mais pesada, igual à de muitas pessoas quando acordam de manhã cedo, mas não! Afinal, fomos os mesmos do jogo contra o Sporting, assim leves e soltos, com as peças bem posicionadas e cientes do que precisavam fazer. Sobretudo, vencer!

Com Jonas a flutuar...
O Benfica entrou no jogo muito determinado, mas sem aquela vontade de devorar tudo o que aparecesse pela frente. O domínio dos acontecimentos foi gradual, com pressão bem à frente e obrigando o adversário a cometer muitos erros nas saídas para o ataque. Mas também, quando aquela asa esquerda começa a carburar de verdade, com a dupla diabólica Grimaldo-Cervi a movimentar-se em rasgos constantes, mais o Krovinović a dar-lhes corda, não há quem aguente. Foi o que aconteceu com os pobres rapazes do Moreirense, cada vez mais perdidos no meio daquelas triangulações. Pior ainda quando tinham de levar também com as flutuações de um Jonas... hipnótico!

Entre golos marcados e... falhados!
O que teima em manter-se jogo após jogo é a nossa capacidade para falhar golos feitos. Chega a ser desesperante! E se o Jonas voltou a espalhar magia, agora no aperto daquele campo do Moreirense, também falhou muito. Ou melhor, consagrou mais um guarda-redes. Desta vez foi um tal Jhonatan, brasileiro de Santa Catarina. Até obrigou-me a ir ao Google para saber mais coisas deste rapaz de 26 anos que fez um punhado de grandes defesas. Aliás, o Bruno Varela também destacou-se com uma boa defesa, daquelas que valem pontos, a negar o golo do empate aos da casa. E ainda pudemos ver mais dois miúdos no meio-campo: Keaton Parks e João Carvalho.

Rui Vitória pode dormir descansado, até... Sábado! 

Sem comentários: