10 janeiro 2018

3ª dúvida de inverno: o centro da defesa

Rúben Dias já é indiscutível na defesa do Benfica

A volta de Jardel...
Neste momento, o centro da defesa do Benfica é, talvez, o sector que menos preocupa o Rui Vitória. Tendo o velho Jardel de volta, a jogar dessa forma, sem limitações há mais de 2 meses, ficamos todos tranquilos. Se Jardel lesiona-se novamente, aí reaparecem os problemas. Portanto, a dúvida é saber se ele conseguirá jogar todos os 17 jogos que faltam para terminar esta Liga NOS. Já quase a completar 32 anos de idade, esperamos tê-lo por muitos anos ainda, não só pelo grande profissional que é, mas também pela sua capacidade de liderança e larga experiência. São já 7 anos no clube e muitos títulos conquistados. Tal como Luisão, Jardel ajuda muito os mais novos.

O surgimento de Rúben Dias... 
Há dois anos atrás, quando Luisão se lesionou, apareceu Victor Lindelöf para fazer uma dupla excelente com Jardel e trancar aquela defesa com sete chaves, rumo a um Tri que parecia impossível de alcançar. O ano passado foi a vez de Jardel ficar de fora por lesão, abrindo assim o caminho para Luisão assumir o seu posto, agora ao lado de um indiscutível Lindelöf, rumo ao Tetra. Este ano, a história repete-se. Um miúdo começou a época como 4º ou 5º central, foi aproveitando as oportunidades, primeiro com a lesão de Lisandro López, depois a lesão de Jardel e agora a de Luisão. Ele mesmo lesionou-se, mas com todos aprendeu e, hoje, Rúben Dias é já um... indiscutível.

O patrão da defesa do Benfica!
Rúben Dias começou no Benfica com apenas 10 anos de idade, passou por todas as camadas jovens do clube, no ano passado jogou a final da UEFA Youth League de Sub-19, na derrota do Benfica com o Red Bull Salzburg, jogou também na 2ª divisão com a equipa B e esta época esteve em grande nível quando defrontou Lukaku, Rashford, Bas Dost... Ele é já considerado o futuro patrão da defesa e capitão do Benfica. Também não é de descartar uma ida à Copa da Rússia, no lugar de um dos trintões da selecção. Portanto, com Rúben Dias, Jardel e Luisão reina a tranquilidade na defesa do Benfica. E se Lisandro sair, a equipa B dá-nos Kalaica ou Francisco Ferreira.

A estabilidade da defesa depende de um Jardel sem lesões

Sem comentários: