30 junho 2012

Euro 2012 - Destaques de Portugal


O sucesso de uma seleção começa pelo treinador. E Paulo Bento merece uma medalha de mérito, só pela coragem de pegar numa seleção à deriva, sem comando algum. Tudo por causa de birras e quezílias envolvendo Carlos Queiróz, FPF, Autoridade Antidopagem, o Secretário de Estado Laurentino Dias e mais o raio que o parta. Quase que foi tudo por água abaixo na caminhada para este Europeu. Quando Paulo Bento tomou conta da equipa já muitos pontos tinham sido perdidos. Mesmo assim conseguiu a qualificação.  

Além da qualificação, o Paulo Bento transformou esta seleção numa equipa competitiva e colocou-a entre as quatro melhores da Europa. Portanto, é um feito extraordinário. Podemos discordar desta ou daquela opção, mas tudo isso perde relevância diante do enorme trabalho que realizou. Outro grande protagonista foi, sem dúvida, João Moutinho. É um guerreiro autêntico, um trabalhador incansável e o sucesso desta seleção deveu-se muito ao seu labor a meio campo. Ele merece jogar num grande clube de Espanha, Inglaterra ou Itália. 

Tivemos menos Nani do que eu esperava. Acho-o um jogador fantástico, mas falta-lhe alguma coisa que não sei bem o que é. Não jogou mal, mas foi pouco para o seu talento. O Fábio Coentrão também esteve em bom nível, mas ainda não me satisfez, sobretudo pelo que nós, benfiquistas, conhecemos dele e das suas correrias loucas pelo flanco esquerdo. Do Cristiano Ronaldo já dissemos tudo. Demorou um pouco a aquecer os motores, mas depois foi o que se viu. Finalmente, o Pepe. O que dizer dele? É só o melhor defesa deste Europeu.

Sem comentários: