13 junho 2012

Espanha à boleia do Barça


Espanha-Itália (1-1) foi, até ao momento, o melhor jogo do Euro. Muitos esperavam uma Itália sem ambição e deprimida com tantos escândalos. Mas o que vimos foi a Itália dos velhos tempos, com futebol para chegar à final e vencer. Da Espanha, não tínhamos nenhuma dúvida. É a atual campeã da Europa e do Mundo, parte como a principal favorita e sabíamos que traria aquele toque de bola, ao melhor estilo Barcelona. Mas o que, talvez, ninguém imaginasse, até mesmo os próprios espanhóis, era vê-los em campo sem um ponta-de-lança.

Esta opção do treinador virou tema de conversa em toda a Espanha. Até José Mourinho criticou a falta de um “9” no ataque espanhol. Mas de Mourinho não se esperava outra coisa. Senão estaria a fazer uma vénia ao futebol tiki-taka do seu grande rival, o Barcelona. Ora bem! O Guardiola implementou essa forma de jogar e teve resultados incontestáveis. Portanto, não vejo nada de mal na pretensão do Vicente Del Bosque em apanhar essa boleia. Podia ter jogado com o Fernando Torres ou o Llorente, mas preferiu o 4-6-0 do Guardiola.

Afinal de contas, a Espanha tem Busquets, Xavi, Iniesta e Fábregas. Técnico algum pensaria em separar essas quatro peças vindas do Barça. Dispondo todas elas no tabuleiro, ainda sobram duas vagas. Como deixar Xabi Alonso e David Silva de fora? Mas a verdade é que a engrenagem não funcionou lá muito bem. A Espanha teve mais posse de bola e pudemos ver aqueles toques todos perto da área adversária, em busca de uma clareira para alguém entrar na baliza com bola e tudo. Mas faltou um detalhe que faz toda a diferença. Não havia Messi.

Sem comentários: