04 novembro 2017

Manuel Fernandes está de volta!

Afinal, o sonho da seleção não estava tão distante assim. Manelélé voltou! 

Uma nova oportunidade
Há bem pouco tempo Manuel Fernandes admitia não ter qualquer esperança de voltar à seleção. Estar entre os eleitos para o Mundial da Rússia parecia um sonho muito distante. Dizia que o grupo estava já formado e de certeza não se lembrariam dele, como também nunca se lembraram em outras ocasiões, mesmo quando vivia bons momentos. Afinal, dois meses depois, aí está uma nova oportunidade, agora concedida por Fernando Santos, tentando resgatar para o futebol português aquele soberbo médio que José Antonio Camacho lançou na equipa principal do Benfica, aos 18 anos de idade. Hoje, um veterano de 31 anos, ainda pode ser muito útil.

Um talento perdido no... esquecimento
Manuel Fernandes tinha tudo para ser um dos grandes médios do futebol mundial, mas o sucesso, às vezes, não depende só do talento. A cabeça é muito importante e também as pessoas que estão em volta para ajudar a conter um pouco da rebeldia que caracteriza a juventude. Por algum motivo ele foi emprestado pelo Benfica a outros clubes quando era titular indiscutível. Em 10 épocas, rodou a Europa inteira, viveu alguns bons momentos, mas é lembrado, sobretudo, como um mau profissional que gosta de noitadas. Depois de Benfica, Portsmouth, Everton, Valencia e Besiktas, ele parece ter encontrado a felicidade em Moscovo, no Lokomotiv.

Antes box-to-box, agora falso extremo
Esta época tem sido perfeita para Manelélé, como foi chamado em tempos, devido às suas parecenças com o franco-congolês Claude Makélélé e seu jogo tipo aranha. É o destaque na Rússia, contribuindo com assistências e golos para a bela campanha do Lokomotiv, que luta para ficar entre os cinco primeiros, mas é o líder do campeonato. Antes, um típico 8, box-to-box, Manuel Fernandes joga agora como falso extremo direito ou esquerdo, posição que poderá cair que nem uma luva nos losangos de Fernando Santos. Mas ele terá de discutir um lugar com outros ex-benfiquistas: André Gomes, Bernardo Silva, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Rony Lopes... 

Na Liga Europa, Manuel Fernandes fez um hat-trick 

Sem comentários: