06 novembro 2017

Estamos vivos!

1º Porto (31 pontos), 2º Sporting (27), 3º Benfica (26)

Vitória com... novidades
Era um jogo de fundamental importância para as aspirações do Benfica. A 5 pontos do 1º lugar, que é o Porto, e a 3 do 2º, que é o Sporting, um simples empate na deslocação a Guimarães acabaria de vez com a moral dos jogadores e dos adeptos que ainda sonham com o penta. Mas o Benfica não tremeu e deixou para trás aqueles azares todos da Liga dos Campeões mais os golos esquisitos. Não só vencemos, por 3-1, como também mostramos um futebol de qualidade razoável, conseguindo ainda encurtar a distância que nos separa do Sporting, agora de apenas 1 ponto. Ah! E teve também uma novidade tática. Do habitual 4-4-2, passamos a jogar no 4-3-3.

4-3-3 e uma peça-chave: Krovinović
E para essa inovação tática, Rui Vitória sacou de uma peça-chave que já começava a aparecer com maior regularidade nas últimas convocatórias e nos jogos também, isso depois de ter perdido a pré-época devido a uma hérnia inguinal: Filip Krovinović, o seu nome. No primeiro jogo de campeonato como titular, ele formou com Pizzi a dupla de médios interiores à frente do Fejsa, num triângulo que poderá vir a dar excelentes resultados, sobretudo quando o nosso nº 21 voltar à sua velha e boa forma. Acredito que nem deverá faltar muito para isso acontecer, pois ele não vai querer perder o seu lugar na seleção para o Bruno Fernandes do Sporting. É ou não é, Pizzi?

E Samaris ganha pontos!
Para completar o 4-3-3, um trio atacante formado por Salvio, Jonas e Diogo Gonçalves. Assim, parece que, aos poucos, Rui Vitória vai estabilizando a equipa e, cada vez mais, novas peças vão ganhando solidez, sendo figuras já praticamente certas no onze. Svilar mantém-se como titular na baliza; Rúben Dias já é titular indiscutível, ao lado de Luisão ou Jardel; Diogo Gonçalves mantém-se como aposta na esquerda e, agora, com a exibição de ontem, Krovinović ganha também estatuto de titular. Mas não quer dizer que o 4-4-2 esteja enterrado. Nada disso! Jiménez ou Seferović farão muitos jogos ao lado de Jonas e Samaris mostrou que pode jogar também ao lado de Fejsa

Em 4-3-3, Krovinović pode ser peça-chave para Rui Vitória

Sem comentários: