18 outubro 2017

Mourinho, de regresso à Luz

Special One nunca defrontou o Benfica 

O melhor, trazido pelo pior
José Mourinho poderia ter sido nosso de verdade. Foi nosso... mas não foi! Na altura, ainda não era nada de especial. Apenas o tradutor de Bobby Robson. Ele veio para o Benfica num período muito conturbado, em 2000, trazido por João Vale e Azevedo, o presidente na altura. É até irónico. O futuro Special One, aquele que é, hoje, um dos melhores treinadores da história, teve a sua primeira oportunidade como técnico principal exatamente no Benfica, "descoberto" pelo, talvez, pior presidente da história do nosso clube. Curioso referir também qual o treinador que ele substituiu: Jupp Heynckes, tal como Mourinho, sem muita glória no Benfica, um mito em outros clubes.

Do Benfica para o... Porto
O início de Mourinho no Benfica foi assim, assim. Quando ele já começava a engrenar, com vitórias importantes, ao fim de 11 jogos como treinador, praticamente, exigiu um novo contrato ao presidente, Manuel Vilarinho, entretanto vencedor das eleições contra Vale e Azevedo. Com o apoio de grande parte dos benfiquistas, Vilarinho acabou por demito-lo, colocando em seu lugar o Toni. Engraçado porque, nessa época, também o Sporting vivia momentos tensos, com muitas trocas de treinadores, e os adeptos foram contra a possibilidade de contratá-lo. Não ficou no Benfica, não foi para o Sporting, acabou no Porto, via União de Leiria, com o sucesso que todos sabemos.

A primeira vez do Special One
Muitos anos depois, ele até admitiu não ter sido correto com o Benfica. Parece ter ficado um pequeno peso na sua consciência. Talvez por isso, não se canse de ver jogos do Glorioso, mais até que do seu Porto. É de jogadores do Benfica que ele se apaixona, é na Luz que ele mais contrata: Tiago, Di Maria, Coentrão, Matic, Lindelöf... tendo já deixado cerca de € 138 milhões nos nossos cofres. Em confrontos diretos, venceu-nos muito mais vezes que nós a ele, todos pelo Porto. Mourinho, técnico de Chelsea, Inter e Real Madrid, nunca nos defrontou. Hoje será a primeira vez, agora no comando do Manchester United. E o Benfica a precisar mais que nunca de uma vitória!

José Mourinho só fez 11 jogos pelo Benfica

Sem comentários: