28 outubro 2017

CR7 = 5

Cristiano Ronaldo, cinco vezes o melhor do mundo!

The Best!
Cristiano Ronaldo, CR7, The Best!  São já cinco os títulos de melhor do mundo pela FIFA. Igual a ele só Lionel Messi. Estes dois fenómenos, vindos de outro planeta, CR7 (2008, 2013, 2014, 2016, 2017) e Messi (2009, 2010, 2011, 2012, 2015), são os grandes jogadores da última década. Xavi, Ribéry, Fernando Torres, Iniesta, Neuer, Griezmann e Neymar são os deste planeta que chegaram perto e mesmo assim ficaram muito... muito longe. No passado, outros também venceram, como os espetaculares Ronaldo, Zidane, Ronaldinho, van Basten ou antes ainda, quando era um prémio da revista France Football, Platini, Rummenigge, Keegan, Cruijff, Beckenbauer, Eusébio...

O melhor, no 77º aniversário de outra lenda: Pelé!
Diego Maradona ou Pelé, por exemplo, nunca ganharam nada do género, porque este tipo de troféu começou a ser atribuído apenas a jogadores europeus. O primeiro não europeu laureado com tal distinção foi o liberiano George Weah, em 1995. Uma pena não ver Maradona entre os distinguidos deste prémio, mas eram outros tempos, menos globalizados. E Pelé? Curiosamente, Cristiano Ronaldo venceu este seu 5º título no dia em que a lenda Pelé completava 77 anos. CR7 é também uma lenda que já ganhou tudo: Campeão da Europa de clubes, campeão da Europa de seleções, campeão mundial de clubes... Falta-lhe, tal como Messi, uma Copa do Mundo!  

CR7 = 5 X (X = 2 The Best)?
Sete anos consecutivos com mais de 30 golos no campeonato espanhol, algo nunca visto por lá; seis anos consecutivos com mais de 50 golos em jogos oficiais, tanto no clube quanto na seleção; 405 jogos oficiais pelo Real Madrid, 413 golos, ou seja, mais golos que jogos. Que jogador é este? Cristiano Ronaldo! Não há como negar. Esta cria leonina é um jogador impressionante. Outros poderão reclamar a mesma carrada de talento nas pernas, mas na cabeça não. A sua mentalidade competitiva não tem igual. Com 32 anos, ele não vai parar por aqui. Até já prometeu vencer mais dois troféus de melhor do mundo. E que ninguém duvide disso! Aí, seria CR7 = 7. 

A mentalidade competitiva de CR7, passada aos filhos.

Sem comentários: