05 outubro 2017

2º grão de areia: os guarda-redes

Depois de Ederson, vieram Varela, Svilar; virão Fariñez, Vlachodimos; irão Varela... 

O achado Ederson Moraes
Tal como Nélson Semedo, Ederson Moraes tinha também o destino traçado no final da época 2016-17. Era para vender! Uma pena, mas realmente é impossível segurar jogadores de tamanha categoria num campeonato como o português. E este guarda-redes, que achado, meu Deus! Quem seria capaz de imaginar que um miúdo de 21 anos, vindo do Rio Ave sem alarido algum, terminaria a época como titular indiscutível e Júlio César no banco? Ou então que Guardiola apaixonar-se-ia perdidamente por ele? E que, em 2 anos, seria o guarda-redes mais caro da história, superado apenas pelo Buffon? Palmas para quem acreditou nele, porque, certamente, foram poucos.

A varinha que toca e dá... ouro!
Um clube que faz um trabalho tão bem feito como este de tocar com a vara mágica no Ederson e transformá-lo em ouro, deixa-nos muito tranquilos quanto ao seu substituto. Quem seria a próxima jóia da nossa baliza? Cedo os jornais começaram a divulgar os possíveis candidatos, todos jovens com idades entre 20 a 22 anos: Joel Pereira, André Moreira, Miguel Silva, Bruno Varela... O preferido era Joel Pereira, mas, sendo jogador do Manchester United... missão impossível! Assim, o escolhido foi André Moreira, 3º guarda-redes na hierarquia do Atlético de Madrid e sem jogar qualquer minuto há mais de um ano. Mas a mim, isso não me preocupava. Nós tínhamos a varinha!   

A varinha que toca e... queima!
No início da nova época, lá estava o André Moreira na Luz, de águia ao peito. Veio também o Bruno Varela, um regresso, depois de boa época em Setúbal. Assim, com Júlio César, preenchíamos o trio de guarda-redes do Benfica. Afinal, uma semana depois, Moreira é apresentado como jogador do... Braga. Que trapalhada! A partir daí, o descontrole e... mais nomes: Hrádecky, Zoet, Vaclík, Krul, Cillessen... Veio o prodígio Svilar, o Fariñez também já é nosso, mas para um futuro. E não paramos de contratar guarda-redes! Em Janeiro vai-se o Varela, queimado, e vem o Vlachodimos. Parece que a varinha já não faz milagres. É o 2º grão de areia na nossa engrenagem.

O substituto de Ederson que vestiu à Benfica e, uma semana depois, foi para... Braga

Sem comentários: