04 outubro 2017

1º grão de areia: as laterais

Douglas (ex-Barcelona): contratação de última hora para a lateral direita  

Sob controle
Parecia tudo muito bem pensado há quase um ano. O Nélson Semedo será vendido no final da época 2016-17? Então vamos preparar um lateral-direito para substituí-lo. E o Eliseu? Estando ele em fim de contrato e já com 33 anos, pode ser que não continue. Claro, vamos também à procura de um lateral-esquerdo. Mas calma, não nos precipitemos. À esquerda, o espetacular Grimaldo vai continuar. Ele é o titular. À direita, o tetracampeão André Almeida é um pêndulo. Vencemos o nosso 35º título com ele a titular. E dá-nos totais garantias também à esquerda. Depois, se necessário, os jovens da "B" estão aí à espreita. Enfim, tudo parecia realmente controlado.

Pedro Pereira, à direita, e Marcelo Hermes, à esquerda
Assim, no mercado de inverno, em Janeiro, o Benfica recuperou o lateral-direito Pedro Pereira, um jogador formado no Seixal, mas transferido para a Sampdoria com apenas 16 anos. Hoje tem 19. Na mesma janela de transferências, contratou Marcelo Hermes, um lateral-esquerdo brasileiro de 22 anos, ex-Grêmio de Portalegre. Dizia-se que vinha a custo zero. Ambos pareciam boas escolhas. Pedro Pereira, embora muito novo, já disputara vários jogos do campeonato italiano, e Hermes vinha também com bom cartel, lançado precisamente por Felipão na equipa principal do Grêmio. Ambos teriam 6 meses para se integrarem com calma na equipa. E foi o que aconteceu.  

Sem controle
Para espanto dos benfiquistas, na pré-época, quando os dois começaram a jogar, não agradaram. Com Semedo já vendido e sem poder contar com Almeida e Grimaldo, lesionados, nem com Eliseu, ainda de férias por compromissos da seleção, restou o lateral-direito Buta, da equipa "B", que pouco mostrou e seria emprestado. Logo, Pereira e Hermes também passaram a... emprestáveis. Foram 6 meses a preparar os dois laterais para a nova época e, afinal, o plano falhou. O que, antes, parecia controlado, virou, de repente... improviso. O Benfica precisava, urgentemente, de mais laterais: Douglas, Mato Milos... Foi o primeiro grão de areia na nossa engrenagem.
   
Marcelo Hermes e Pedro Pereira: 6 meses a treinar para... nada!

Sem comentários: