30 julho 2018

Portugal e o hábito de ser campeão da Europa!

É a nova geração de ouro de Portugal, campeã da Europa Sub-17 e Sub-19

Uma final... inesquecível!
Portugal é o novo campeão da Europa de Sub-19, depois de vencer a Itália numa final completamente amalucada, em que, a 18 minutos do fim, parecia ter o jogo sentenciado com um tranquilo 2-0, quando, de repente, permitiu o empate em apenas 2 minutos, para deixar o seu técnico, Hélio Sousa, de coração na mão! Veio o prolongamento, Portugal fez 3-2, a Itália empatou e finalmente acabou num inesquecível 4-3! Foi um jogo digno de uma final. Venceu Portugal que mostrou ser melhor equipa que a Itália e mostrou também alguns jogadores de futuro muito promissor. É a primeira vez que a mesma geração de jogadores vence os Europeus de Sub-17 e Sub-19.

Um campeão com muitas ausências
Curiosamente, mesmo sendo campeões da Europa de Sub-17, em 2016, Portugal não chegou a este Europeu como favorito, sobretudo porque estava sem alguns dos seus melhores jogadores. Diogo Dalot, além de lesionado, já está num patamar acima, agora jogador do Manchester United. Gedson Fernandes, João Félix e David Tavares foram chamados para fazer a pré-época no Benfica, tendo o Porto travado a convocação do defesa Diogo Leite, igualmente para integrar a pré-época. Rafael Leão, sem contrato com clube algum, também ficou de fora. Mas, felizmente para Portugal, ainda sobraram outros jogadores muito bons, com destaque para um benfiquista: Jota! 

Um craque a despontar: Jota!
E que jogador fenomenal esse João Filipe 'Jota'! Calma, benfiquistas, temos ouro na Luz, mas não apressem as coisas. Não comecem a fazer pressão para que o miúdo já entre logo na equipa principal e faça chover. Realmente, ter Félix, Jota e Embaló numa mesma equipa é muita maldade. Mas vamos deixar os miúdos crescerem. Para já, que os nossos campeões Jota, Florentino Luís, José Gomes, Mesaque Djú e Nuno Santos comemorem bastante! Parabéns a todos os campeões, sobretudo os nossos e também Domingos Quina, João Virgínia, David Carmo e Pedro Correia que já foram do Benfica um dia. E Portugal é campeão da Europa de seniores, de Sub... Sub...

Trincão (Braga) e Jota (Benfica), cada um com 5 golos, foram o goleadores do Euro

2 comentários:

Chama que Anima! disse...

Esta geração de 99 tem mesmo muito talento! E olha que o Jota é capaz de não estar muito longe da equipa A. Se calhar este ano ainda lá vai fazer uma perninha...

Monte_SLB disse...

Sim, não seria de estranhar se o Jota aparecesse na equipa principal ainda este ano. O Europeu que ele fez foi incrível. Carregou Portugal às costas. Marcou 5 golos e esteve na maior parte dos restantes. Mas acho que qualquer um da equipa B, Sub-23 e até dos juniores tem as portas abertas da equipa principal. Nunca se sabe. Hoje foi chamado o Luís Pinheiro para o jogo com o Lyon.