16 julho 2018

Rússia 2018: França 4-2 Croácia, et voilà!

Que se tire o chapéu à França, campeã do Mundo!

Uma França a jogar... à portuguesa!
Et voilà! E o futebol é isto mesmo! Incrível! Esta França parecia Portugal do Euro 2016! Foi a mesma estratégia de ir pela certa, de jogar sem correr riscos, a fazer que vai mas não vai, só à espera de um erro do adversário para, então sim, dar a machadada final no lugar que mais dói. E quão doloroso deve ter sido para o povo croata ver os seus heróis cometerem erros fatais quando até estavam a atacar com uma bravura sem igual! E uma seleção que quer vencer a final de um Mundial não pode oferecer dois golos tão estúpidos. Claro que os franceses tinham de agradecer com um merci beaucoup! Eles que, em 2016, por causa dos portugueses, gritaram... merde

Uma França com um 2º... Pelé!
A França é a campeã do Mundo! Mas, encantar, não encantou! E, realmente, fazer de Portugal com Kanté em vez de William Carvalho ou Pogba em vez de Adrien Silva no meio-campo e ainda ter o Cristiano Ronaldo deles, com 19 anos e não os 31 que tinha CR7 no Europeu, era quase certo que a estratégia daria resultado. E esse tal Mbappé, uma mistura explosiva do Ronaldo português com o Ronaldo fenómeno brasileiro, é um terror para qualquer defesa. Com a sua equipa a vencer e ele com um pouco de espaço para atacar, haja Vida capaz de sobreviver a esse terramoto! E Mbappé já é o 2º jovem com menos de 20 anos a marcar numa final. O 1º foi... Pelé!

Uma França... quanto baste!
Uma seleção que realmente encantou nesta Copa da Rússia foi a Bélgica. Que futebol bem delineado! Que jogadores fantásticos do meio-campo para a frente com Hazard, De Bruyne e Lukaku! Mesmo assim, depois de uma primeira parte brilhante contra o Brasil, a vencer por 2-0, resolveram defender o resultado e... quanto sofrimento! Sobreviveram, mas vieram a sentir na pele o que é enfrentar uma França que joga o quanto... baste! A Croácia também merece todos os elogios. Que seleção corajosa, que bela equipa, que bravos jogadores, talentosos, como Modrić, Perišić, Mandžukić... Vida! Até a presidente da Croácia foi fantástica. Mas não chegaram para esta França.

A presidente croata, Kolinda Grabar-Kitarović, foi um show à parte neste Mundial!

Sem comentários: