12 julho 2018

Um Senhor o Senhor Shéu!

Shéu, obrigado por tudo e obrigado por continuares no Benfica!  

Como ser humano... um Senhor!
O Shéu é um Senhor! Foi um Senhor jogador de futebol, é um Senhor benfiquista e será sempre um Senhor ser humano. Nem é preciso conhecer muito bem as suas raízes em Moçambique, o ambiente onde cresceu, nas proximidades do Índico, em Inhassoro, uma vila talvez mais voltada para o turismo, a sua história de vida, os acidentes de percurso ou a sua postura no dia-a-dia, para se ter a certeza que está aí um ser humano de fino trato, de educação extrema, de grande sabedoria, de uma vivência e ao mesmo tempo uma simplicidade fora do normal, que cativa as pessoas só com um olhar, um gesto, uma atitude ponderada e tranquila, sábio nas... tomadas de decisão.

Como futebolista... um Senhor!
Entre as várias qualidades que se deseja num jogador moderno, uma delas chama logo a atenção, que é a sua capacidade para ler o jogo e tomar a decisão certa. Ora, esta era uma das grandes virtudes do Shéu, enquanto futebolista. Que jogador fenomenal seria ele nos dias de hoje, em que há tão pouco espaço de manobra no meio-campo e tão pouco tempo de raciocínio para fazer as jogadas! E o que faria um Pep Guardiola se pudesse contar com um Shéu a dar o tom aos seus esquemas de tiki-taka? Claro, quem teve Busquets, Xavi e Iniesta na sua equipa nunca se lembraria de mais ninguém! Mas é que o nosso Shéu tinha um pouco de Busquets, de Xavi, de Iniesta.

Como benfiquista... um Senhor!
Shéu era um pensador do jogo e dava um sentido prático a tudo o que fazia. E se até hoje leva a vida com discrição e simplicidade, no campo também era assim, discreto, de processos simples, sempre a descomplicar o que parecia complicado. Muitas vezes, dizia-se que ele tinha pés de veludo e essa era sem dúvida a melhor forma de descrevê-lo. Um veludo de aconchego e leveza a que se juntava uma capacidade técnica acima da média, um excelente sentido posicional e um tempo de bola quase perfeito, fazendo pensar se realmente esse jogador... existiu! Sim, é muito difícil imaginar alguém assim, tão perfeito, mas ele existiu e existe. É o Shéu, um Senhor do Benfica!

Shéu já tem 48 anos de águia ao peito, 19 deles como jogador... campeão!  

Sem comentários: