01 julho 2018

Rússia 2018: Uruguai 2-1 Portugal, pa-pa-Pum!

Outros sonhos virão, talvez no... Qatar 2022! 

Dão medo... Suárez-Cavani!
Fim da linha para Portugal. Confirmaram-se todos os medos que o Uruguai provocava à partida para este jogo. Já se sabia que tinham a melhor defesa da competição, porque foi a única seleção que não sofreu golos na fase de grupos. E se lá atrás havia uma fortaleza a proteger um país inteiro, quando tivessem de atacar, lá na frente tinham talvez a melhor dupla de pontas-de-lança deste mundial. Depois do jogo ficou claro que venceu a defesa do Uruguai, liderada pelo capitão Godín, e a certeza de que enfrentar a dupla Luis Suárez-Cavani significa estar sempre à beira do precipício. Não se pode nem pestanejar, porque senão... Aquilo é pa-pa-Pum e... golo!

¡Nos ataquen!
Foi assim no jogo de ontem. O primeiro golo é realmente fenomenal. Passe de mais de 40 metros, teleguiado de Cavani para Luis, e passe de mais de 40 metros, teleguiado de Suárez para Cavani bater o desamparado Rui Patrício, com os de Portugal ainda sem perceber o que estava a acontecer. E quem leva um golo do Uruguai logo aos 7 minutos de jogo já sabe que vai ter de sofrer muito mais nos 83' seguintes. Automaticamente, eles deram a bola aos portugueses, pois têm a melhor defesa do Mundial, e disseram: ¡Nos ataquen! Portugal atacou! Fez um esforço descomunal para chegar ao empate e... empatou! Mas depois, novamente, apareceu... Cavani!

Bernardo para... 2022!
Há que reconhecê-lo! O Uruguai foi melhor. Soube jogar com as suas armas e conhecia muito bem as debilidades de Portugal, facilmente identificáveis nos três jogos da fase preliminar. Obrigaram Cristiano Ronaldo a correr mais do que o necessário, quase que em desespero. Muitas vezes CR7 cruzava para ele... ele próprio. Um absurdo, porque Ronaldo é só um! Com aqueles centrais, quem mais seria capaz de superá-los senão o próprio Cristiano? Mas se é ele a cruzar, logo não pode estar na área. Enfim, com 61% de posse de bola, o ataque de Portugal não... chegou! Quem chegou com a sua classe foi Bernardo Silva, finalmente, mas agora só em... 2022!

O 1º golo de Cavani foi... fenomenal!

Sem comentários: