09 maio 2019

Obrigado, Ajax!

O Tottenham mereceu. O Ajax... merecia!

Um futebol de... encantar!
O futebol é mesmo de... loucos! O Ajax estava a encantar o mundo... ou melhor, o Ajax ainda encanta o mundo com o seu futebol de... encantar. Mas agora, em que ficamos? Como explicar o inexplicável? Esta equipa, simplesmente, eliminou o Real Madrid da forma categórica que todos viram, vencendo 4-1 no Santiago Bernabeu; eliminou a Juventus com um autêntico banho de bola e vitória 2-1 em Turim; foi a Londres vencer o Tottenham por 1-0, também de forma clara, para depois, no Johan Cruijff ArenA, arrasar de novo os Spurs, com 2-0 ao intervalo e... a final da Champions logo ali à mão. Só que ainda faltavam 45 minutos... mais 7' de acréscimo...    

Um sonho, em um minuto... desfeito!
E o impensável aconteceu! O jogo a acabar, o árbitro com os olhos pregados no relógio, um só minuto de jogo, bastava alguém do Ajax chutar aquela bola pra bem longe, lá prá bancada, e pronto! Mas não foi o que aconteceu. Que desgraça, que falta de sorte, que pena ver o sonho daqueles miúdos, assim, desfeito de uma forma tão cruel! Onana (23 anos), Donny van de Beek (22), David Neres (22), Frenkie de Jong (21), Dolberg (21) e Matthijs de Ligt (19) já tinham sofrido o desgosto de perder a final da Liga Europa contra o Manchester United, há 2 anos. Mas agora foi pior. Estiveram a um minuto de celebrar a merecida presença na final da Liga dos Campeões.       

Os miúdos deles, os miúdos... nossos!

E quanto mereceu o Ajax esta final! Mas também o Tottenham... merece! O Tottenham, aliás, faz lembrar este Benfica. Foi dado como morto e ressuscitou. É que os londrinos, na primeira parte, estiveram realmente... mortos. No entanto, é o Ajax que mais tem a ver com o Benfica e as nossas ambições de clube formador, não só pela escola de referência mundial que são, mas porque os miúdos deles fazem-nos acreditar, cada vez mais, nos nossos... miúdos! Temos de acreditar em Rúben Dias, Gedson, Félix, Ferro, Florentino, Jota... Willock, Dantas, Nuno... Tavares... Embaló... Camará... Enfim, se eles acreditam, nós acreditamos. Por isso, obrigado, Ajax!

Matthijs de Ligt não esqueceu o Benfica.

6 comentários:

Chama que Anima! disse...

Estas meias-finais da Champions foram fantásticas! Mostram que o Futebol não pára de evoluir e de nos surpreender. Destroem o mito de que só aquela meia dúzia de clientes habituais é que pode ganhar e são um prémio para o futebol positivo, de ataque e de emoção. O Ajax, o Tottenham e o Liverpool deram grande espectáculo e merecem uma taça para cada um.

E sim, nós também podemos fazer o mesmo que fez o Ajax este ano. Aliás, continuo convencido que seremos Campeões Europeus entre 2020 e 2025!

Monte_SLB disse...

Este Ajax veio mostrar que realmente um orçamento mais baixo pode sim fazer a diferença. Tudo depende do planeamento. Nada acontece por acaso. Todos ficaram encantados com a prestação do Ajax nesta época, mas isso já vem de trás com aquela presença na final da Liga Europa em 2017. Além desses 6 miúdos que eu citei (portanto, eram 2 anos mais novos), alguns mais experientes como Schone, Veltman e Ziyech também jogaram essa final. Isso sem falar no Sánchez e no Kluivert, que na altura tinham 20 e 19 anos, e foram vendidos depois para Tottenham e Roma. Ou seja, é muito difícil não vender ninguém, mas temos de acreditar que é possível porque a nossa fábrica do Seixal não vai parar.
2020 a 2025? Vou marcar no meu caderninho! Kkkkkk

Chama que Anima! disse...

Eu tenho um plano! Desde 2016 que venho alimentando esta ideia:

https://chamaqueanima.blogspot.com/2016/05/o-benfica-e-champions.html

Fico muito animado por constatar que estamos a dar os passos certos neste sentido.

Monte_SLB disse...

Acabei de ler o teu post de 28/05/2016 e até vi os vídeos das finais ganhas. Já lá vão 3 anos desde que escreveste isso e acho que devias actualizá-lo, porque realmente ele está mais próximo dessa realidade do que nunca. Imagina só! Despois do Bernardo Silva e do Renato Sanches já foram vendidos o Gonçalo Guedes, Lindelof, Ederson, etc. Mas espera o Benfica ser campeão para fazeres esse exercício. Este título "Reconquista" é importantíssimo para o nosso futuro.

Chama que Anima! disse...

Sim, conto voltar a este tema de tempos a tempos. Há várias coisas que têm sido feitas no sentido de tornar este sonho num projecto real e faço questão de referi-las. Mas tens razão, agora a única coisa que interessa é ganharmos amanhã ao Rio Ave!

Monte_SLB disse...

Sim, este título vale por 10!