06 novembro 2018

Está provado que o Porto já não vale nada!

Depois de vencer o Porto, o... descalabro!

Vencer ao Porto já foi... especial!
Ganhar ao Porto na Luz sempre foi algo muito especial. É verdade que nos tempos mais recentes o Benfica não tem conseguido vencê-los com a frequência desejada. Nos últimos 10 anos tinham sido só 2 vitórias, 4 derrotas e 4 empates. Sim, apenas 2 vitórias do Benfica contra 4 vitórias do Porto, e na Luz! Mas essas duas vitórias, a meio dos campeonatos de 2009-10 e 2013-14, fizeram com que a equipa embalasse de vez rumo aos respectivos títulos de campeão, registando-se apenas uma derrota nos 15-16 jogos que se seguiram. Vencer ao Porto dava aos jogadores a vitamina necessária para varrer todos os adversários que aparecessem pela frente. Dava!

Vencer ao Porto já aconteceu... este ano!
Sim, dava, no passado, porque já não dá mais! As coisas mudam muito rapidamente e, hoje, vencer o Porto está mais próximo de funcionar como um purgante no organismo dos nossos jogadores do que uma vitamina. Praticamente 5 anos depois da última vitória, ela veio há um mês, numa tarde memorável, em que um golo bastou para os adeptos fazerem a festa. Deu gosto ver os jogadores concentrados, com a lição bem estudada, sabendo que a vitória nem dependia de uma enormíssima exibição. E ainda souberam sofrer, terminando o jogo só com dez. Também foi bonito ver a união deles na comemoração do golo, titulares e suplentes, assim abraçados!

Afinal, vencer o Porto é a mesma coisa que... nada!
Pois é! Tudo muito bonito vencer o Porto, mas a embalagem rumo ao título ninguém viu ainda. Até poderemos vir a ser campeões, como aconteceu em 2009-10 e 2013-14, quando também vencemos o Porto na Luz. Mas como? Se naquele tempo houve um efeito vitamina que nos manteve no topo da classificação até ao fim, desta vez o efeito foi contrário, ou melhor, foi purgante. É que a vitória sobre o Porto foi tão insignificante para os jogadores que logo a seguir trataram de perder com o Belenenses e com o Moreirense. Do topo, o Benfica baixou para 3º e agora é 5º. Explicação só há uma: Vencer ao Porto já não vale nada, ou seja, o Porto vale... nada!

De nada valeu a vitória sobre o Porto... nada!

Sem comentários: