21 novembro 2018

Os sobreviventes Rui Vitória e... Seferović!

Não é qualquer um que marca 3 golos à Bélgica, num jogo decisivo!

Quem não muda de ideia não... sobrevive!
Winston Churchill, o histórico primeiro-ministro britânico durante a fase mais negra da II Guerra Mundial, disse um dia que "quem não muda de ideia não muda nada". E naquele tempo era preciso mudar sempre de ideias e estratégias para enfrentar e sobreviver ao poderio bélico da Alemanha Nazi de Hitler. Churchill teve de mudar de ideia muitas vezes para não ser morto pelo monstro. É que às vezes não é só mudar por mudar. É mudar para sobreviver. No futebol, os treinadores muitas vezes têm de deixar de lado o planeamento de uma época inteira para mudar de ideias rapidamente, porque, a dado momento, importa mais... sobreviver. É o caso de Rui Vitória.

As mudanças de Rui Vitória para... sobreviver!
O instinto de sobrevivência de Rui Vitória é digno de Churchill. Para não morrer, parece que terá de mudar de ideia novamente e, assim, mudar definitivamente esta má sorte que se abateu sobre a equipa. Sendo esta a sua 4ª época como treinador do Benfica, se no seu 2º ano o campeonato foi ganho sem muitos sobressaltos, nos restantes tem sido o cabo dos trabalhos superar tantas tormentas. No seu 1º ano, Rui Vitória foi um homem de visão, ao lançar o Renato Sanches como patrão de um meio-campo que parecia não ter solução. Na época passada, mudou do 4-4-2 para o 4-3-3, com o foco em Krovinović e depois Zivković, mas morreu na praia quando ficou sem Jonas.     

O 4-4-2 na nova vida de... Seferović!
Esta época, depois de garantir, sem Jonas, a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões e de vencer o Porto na Luz, sem Jonas, quebrando uma maldição que nos impedia de ter sorte contra os dragões, eis que esta mesma sorte é desbaratada sem sentido com 3 derrotas consecutivas, deixando-nos quase fora da Champions e a 4 pontos da liderança no campeonato. Ou seja, parece ser o momento do sobrevivente Rui Vitória mudar de novo. Jonas voltou e nos últimos 3 jogos fez 3 golos. Seferović é outro sobrevivente e o homem do momento com 3 golos à Bélgica. Portanto, não há que pensar: É Jonas e Seferović de novo no ataque e o 4-4-2, de novo!

Depois da vitória no jogo dos milhões, Vitória vai... sobrevivendo.

Sem comentários: