09 agosto 2014

Dois anos depois...

Perdemos Eusébio, a figura nº 1 do Benfica.

Nos últimos dois anos muitas coisas aconteceram. Boas e más, como é natural. Fomos campeões, deixamos de ser campeões, fizemos festa, derramamos lágrimas, por títulos perdidos e não só. Pior de tudo foi perder Eusébio, o maior nome do clube, moçambicano património de Portugal, o melhor jogador de futebol do mundo, isto dito por alguém que nunca o viu jogar - Eu! Imaginem se tivesse visto! Como foi possível um atleta poderoso daqueles morrer com apenas 71 anos? E como se não bastasse, também perdemos Mário Coluna, o grande capitão.

Em 2012-13, o Benfica perdeu tudo e o mundo desabou sobre Jorge Jesus. 

Desportivamente, a época de 2012-13 foi trágica para o Benfica. Poderíamos ter vencido tudo e afinal tudo perdemos. No campeonato, estivemos sempre na frente, mas na antepenúltima jornada não soubemos vencer o Estoril em casa para ir depois ao Dragão já praticamente campeões. Lá, ao sofrer um golo no último minuto, deixamos escapar o empate que nos daria o título. E pronto, Porto campeão! Fomos à final da Liga Europa e perdemos no último minuto com o Chelsea. Perdemos também a final da Taça de Portugal para o Guimarães.

2013-14: Benifca campeão 3 vezes, Jesus herói e Béla Guttmann vilão novamente. 

2013-14 foi uma época de sonho. Mas começou mal, com muita desconfiança. E para completar o quadro negro de 2013, fomos eliminados da Liga dos Campeões num grupo bastante acessível (PSG, Olympiakos e Anderlecht). Entretanto, Jesus conseguiu organizar a equipa e arrancamos para uma ponta final verdadeiramente espetacular. Resultado: Campeões de Portugal, vencedores da Taça de Portugal, vencedores da Taça da Liga e novamente finalistas da Liga Europa. Seriam 4 títulos, mas a maldição de Béla Guttmann derrubou-nos pela 8ª vez consecutiva.  

Também vimos partir o nosso capitão Mário Coluna, aos 78 anos.

Sem comentários: