28 julho 2019

Depois de Luisão, o adeus de Jonas e Salvio

Benfica e San Francisco Giants; Luisão, Rui Costa e uma lenda do basebol.

Três lendas gloriosas
Luisão foi jogador do Benfica durante 15 longos anos e conquistou 6 títulos de campeão português; Salvio, 8 anos de águia ao peito e 5 títulos; Jonas, 5 anos e 4 títulos. Cada um teve papel de extrema importância na história do nosso Glorioso. Três histórias gloriosas, três lendas que, por razões várias, deixaram o clube. Isso em menos de um ano! Luisão e Jonas encerraram as suas carreiras, enquanto que Salvio regressou à Argentina para jogar no Boca Juniors. Claro que o Benfica continuará muito forte, mas ainda bem que o clube sabe valorizar as suas referências. Que bom ainda termos Jardel (8 anos de clube), André Almeida (7), Fejsa (6), Pizzi (5) e Samaris (5).  

Antes e depois de Luisão
Em agosto de 2003 o Cruzeiro anunciava a venda de Luisão ao Benfica. Eram tempos difíceis. Ele encontrou o clube numa desesperante seca de títulos. Tinha sido em 1993-94 a conquista do último campeonato. O domínio do FC Porto era avassalador: Porto, 6 títulos; Sporting, 2; Boavista, 1. Em 25 de setembro do ano passado, quando Luisão anunciou o fim da sua carreira, trazia na bagagem 4 títulos consecutivos (entre 2013-14 a 2016-17) nos últimos 5 anos de clube. Mas para o nosso glorioso atingir tal patamar foi preciso muito sofrimento. E Luisão muito sofreu pelo Benfica! Hoje é uma satisfação enorme vê-lo como dirigente do clube, ao lado de outra lenda: Rui Costa.  

Amor e gratidão
Salvio chegou ao Benfica em tempos mais agradáveis. Em 2010-11, o clube ainda não tinha a hegemonia desportiva de hoje, mas já dispunha de um novo Estádio da Luz e de um centro de treino e estágio moderno, onde o futuro começava a ser pensado com o devido critério. Rúben Dias tinha 13 anos; Gedson Fernandes e Jota, 11. Estes e outros miúdos já vinham a ser trabalhados no Seixal para estarem onde estão hoje, capazes de vestir o manto sagrado com a mesma capacidade de superação do Salvio e ainda vencer, como na época passada em que conquistaram o 37. E o que dizer do adeus de Jonas? O melhor é ler o livro: O Benfica segundo Jonas - Amor e Gratidão.

O adeus de Jonas, com amor e gratidão.

Sem comentários: