28 julho 2019

Depois de Luisão, o adeus de Jonas e Salvio

Benfica e San Francisco Giants; Luisão, Rui Costa e uma lenda do basebol.

Três lendas gloriosas
Luisão foi jogador do Benfica durante 15 longos anos e conquistou 6 títulos de campeão português; Salvio, 8 anos de águia ao peito e 5 títulos; Jonas, 5 anos e 4 títulos. Cada um teve papel de extrema importância na história do nosso Glorioso. Três histórias gloriosas, três lendas que, por razões várias, deixaram o clube. Isso em menos de um ano! Luisão e Jonas encerraram as suas carreiras, enquanto que Salvio regressou à Argentina para jogar no Boca Juniors. Claro que o Benfica continuará muito forte, mas ainda bem que o clube sabe valorizar as suas referências. Que bom ainda termos Jardel (8 anos de clube), André Almeida (7), Fejsa (6), Pizzi (5) e Samaris (5).  

Antes e depois de Luisão
Em agosto de 2003 o Cruzeiro anunciava a venda de Luisão ao Benfica. Eram tempos difíceis. Ele encontrou o clube numa desesperante seca de títulos. Tinha sido em 1993-94 a conquista do último campeonato. O domínio do FC Porto era avassalador: Porto, 6 títulos; Sporting, 2; Boavista, 1. Em 25 de setembro do ano passado, quando Luisão anunciou o fim da sua carreira, trazia na bagagem 4 títulos consecutivos (entre 2013-14 a 2016-17) nos últimos 5 anos de clube. Mas para o nosso glorioso atingir tal patamar foi preciso muito sofrimento. E Luisão muito sofreu pelo Benfica! Hoje é uma satisfação enorme vê-lo como dirigente do clube, ao lado de outra lenda: Rui Costa.  

Amor e gratidão
Salvio chegou ao Benfica em tempos mais agradáveis. Em 2010-11, o clube ainda não tinha a hegemonia desportiva de hoje, mas já dispunha de um novo Estádio da Luz e de um centro de treino e estágio moderno, onde o futuro começava a ser pensado com o devido critério. Rúben Dias tinha 13 anos; Gedson Fernandes e Jota, 11. Estes e outros miúdos já vinham a ser trabalhados no Seixal para estarem onde estão hoje, capazes de vestir o manto sagrado com a mesma capacidade de superação do Salvio e ainda vencer, como na época passada em que conquistaram o 37. E o que dizer do adeus de Jonas? O melhor é ler o livro: O Benfica segundo Jonas - Amor e Gratidão.

O adeus de Jonas, com amor e gratidão.

04 julho 2019

João Félix, o artista da multiplicação

A arte paga-se com... MILLONES!

Félix, multiplicador de... milhões!
Foi-se a nossa pérola. João Félix deixou-nos. O furacão que encantou a Luz em apenas 5 meses e foi decisivo para a fabulosa R3CONQUIS7A vai agora arrasar corações rumo a novas conquistas, no Wanda Metropolitano, palco do Atlético de Madrid. A história do nosso 37º título de campeão terá sempre a marca de João Félix, que poderia ser a nova referência do Benfica, como era desejo de Bruno Lage. Mas neste mundo maluco do futebol-negócio é difícil fazer previsões desse tipo. Quem poderia imaginar que já este ano iria aparecer um clube disposto a pagar € 120 milhões por ele, que ainda só tem 19 anos? Eden Hazard custou ao Real Madrid "só"... 100 milhões!

Félix, multiplicador de... sonhos!
Talvez fosse de esperar um clube da dimensão do Real Madrid para o João Félix, mas não há dúvida nenhuma que ele terá um sucesso estrondoso, precisamente em Madrid, pelo Atlético. Pode ser até que o sonho da Champions League se concretize, depois das duas finais perdidas recentemente, em 2014 e 2016. Muitos acham que não será fácil a sua adaptação ao sistema rígido de Diego Simeone, que ele vai ter de correr muito sem bola, desgastando-se em demasia para ainda ter forças de mostrar a sua arte na frente de ataque. Mas de certeza que Simeone sabe muito bem a jóia que vai ter na sua equipa, sabe muito mais que a imprensa espanhola... sabichona!

Félix, multiplicador de... arte!
É tão sabichona a imprensa espanhola que fez um exercício do futuro onze do Atlético de Madrid e colocou o João Félix como médio direito no 4-4-2 do Simeone. Isso é que torna mais incrível esta venda. Saíndo de Portugal, a ignorância é total quanto às reais características do nosso menino. Em inglaterra disseram que o Manchester City desistiu do João Félix porque já tem o Phil Foden. Ignorância total, porque o Foden é um médio puro. Mas Simeone sabe que o 4-4-2 do Bruno Lage só foi possível porque tinha o Félix. Sabe também que o seu 4-4-2 terá agora um Griezmann muito... melhorado. E sabe que os espanhóis, logo, vão reverenciar a arte de João Félix... artista!

Depois do 37 da R3CONQUIS7A, mais um 7 para conquistar... Colchoneros!